SUSTENBILIDADE

A PVP desenvolve a filosofia da sustentabilidade com os seguintes programas e projetos:

PVP SUSTENTÁVEL

Para a PVP S/A, o desenvolvimento sustentável é atingido quando seus negócios, em particular as suas atividades produção de ingredientes e suplementos alimentares, geram valor para seus acionistas e demais partes interessadas, e deixam um legado social, econômico e ambiental positivo nos territórios onde opera.

É um dos valores estabelecido em nossa filosofia de negócio, estabelecer uma gestão sustentável dos processos, baseada no equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais.

O objetivo desta filosofia empresarial é, proporcionar o maior retorno possível aos acionistas, manter relações e condições justas de trabalho para empregados e contratados, buscar parcerias de longo prazo com fornecedores e clientes que tragam ganhos para ambas as partes, garantir maior confiabilidade de suprimento e de valor de uso para nossos clientes, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades, regiões e países onde operamos, mantendo um relacionamento e diálogo permanente e aberto com nossos stakeholders.

PROGRAMA FAVA SUSTENTÁVEL

Tem como objetivo central promover a conservação do Cerrado e da Caatinga e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais por meio do uso sustentável e comercialização dos produtos da sociobiodiversidade, mais especificamente a Fava D´Anta.

A fim de se alcançar estes objetivos, trabalhamos no sentido de fortalecer nossa relação com as comunidades onde atuamos através da presença constante de equipe técnica instruída a dar suporte a atividade de coleta sustentável da Fava D´Anta; fortalecemos a comercialização da Fava D´Anta estabelecendo um preço que remunera satisfatoriamente os atores sociais envolvidos; incentivamos o desenvolvimento e adoção de boas práticas de manejo através de distribuição de cartilhas, e ferramentas de trabalho adequadas.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA PVP

O Programa de Resíduos Sólidos da PVP visa a contribuir para a melhoria das condições de saúde da população, com a implantação de projetos de coleta seletiva, transporte, destinação e disposição final adequada de resíduos sólidos produzidos em nossa planta industrial. O Programa identifica os problemas dos diversos tipos de resíduos gerados, as alternativas de gestão e gerenciamento passíveis de implementação, indicando planos de metas, programas e ações para mudanças positivas sobre o quadro atual.

PROJETO ÁGUA É VIDA

Consumo sustentável significa saber como utilizar os recursos naturais para satisfazer nossas necessidades sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. A água é um recurso extremamente importante e para PVP um insumo básico na indústria. Desta feita, o objetivo deste projeto é o de termos uma disponibilidade de água de elevada qualidade, dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelos organismos de saúde a um custo inferior e com sua utilização otimizada de forma a não gerar desperdícios.

De forma a cumprir com estes objetivos, a PVP passou a produzir sua própria água a partir do tratamento de água de manancial hídrico pluvial em ETA própria. A água industrial é aplicada em torres de resfriamento e reposição de água de caldeira e para geração de energia. Além disso a água é reaproveitada para uso na caldeira de forma a minimizar as perdas de processo.

POLÍTICA ENERGÉTICA

Entendemos que é uma necessidade premente reduzir nosso consumo de energia. Desta forma desenvolvemos nossa Política de uso de Recursos Energéticos, que está fundamentada em dois princípios básicos:  A racionalidade económica e a sustentabilidade. De forma a atingir estes objetivos, adotamos medidas de eficiência energética, a utilização de energia proveniente de fontes renováveis e a necessidade de reduzir custos.

São objetivos desta política:

Aumentar a eficiência energética, contribuindo para a redução da despesa;

Reforçar a diversificação das fontes de energia primária, substituído gradativamente o uso de energia do serviço público;

Reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa, de forma sustentável;

De forma a implementar um modelo energético racional e sustentável, sem comprometer a competitividade da empresa, foram desenvolvidos programas específicos e vão permitir dinamizar as ações estabelecidas em nosso Política Energética:

Programa de Eficiência Energética da PVP

Programa PVP Energia Renovável

Programa de Redução de Emissões Atmosféricas